segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Participação da Globalcode na MOSTRATEC 2015 em Novo Hamburgo-RS



 No período entre os dias 27 a 30 de Outubro de 2015, tivemos o honra de participar em parceria com a Intel, do evento chamado MOSTRATEC 2015 .

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Destina-se à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico.

A Mostratec conta com a participação de projetos de pesquisa do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como: SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica, Mostratec Júnior, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

















Durante o evento fizemos várias demonstrações no stand da Intel de aplicações utilizando a placa Intel Galileo Gen 2 e envolvendo conceitos de robótica, sistemas de automação e sensoriamento.












































Também apresentamos workshops falando sobre a placa Intel Galileo para alunos e professores.
A ideia do workshop foi estimular o desenvolvimento e criatividade dos alunos e preparar os professores para orientá-los nessa tarefa.

Durante os workshops,  os alunos e professores tiveram à sua disposição computadores e robôs equipados com o Intel Galileo, permitindo a eles programar a forma como o robô interagia com o ambiente de diversas formas.














Na foto abaixo, vemos eles testando um dos exemplos em que o robô está com o código "medo de escuro".  Nesse modo o robô pode ser controlado usando uma simples lanterna.

Já demostrando a parte criativa, um dos alunos que participava do workshop inverteu a lógica e criou o robô Vampiro, que tinha um comportamento radical quando recebia luz. Tivemos também o robô Darth Vader que tocava a marcha imperial.









































No stand  da Intel, havia também uma brincadeira utilizando tablets com uma espécie de jogo caça níqueis, onde os participantes podiam ganhar brindes conforme o resultado.





Na foto abaixo temos a Fernanda Sato da Intel, sempre muito simpática, incentivando e dando apoio às pessoas para seguirem firmes com seus projetos independente das dificuldades que eles apresentem. 

  



Conclusão:

Fiquei muito impressionado com o tamanho do evento e com a diversidade dos projetos apresentados. Em algumas oportunidades que tive de circular nos corredores onde os projetos eram apresentados, pude ver a dedicação e criatividade dos alunos no desenvolvimento de cada detalhe, muitas vezes limitados pela parte financeira, mas que de forma criativa eles superavam.

Agradeço à Globalcode e à Intel pela oportunidade de participar do evento !


José Luiz Sanchez Lorenzo