domingo, 4 de novembro de 2012

Automação Residencial com Arduino na Prática - Parte 1 (Introdução)


Nos últimos eventos e treinamentos da Globalcode, fizemos muitas palestras e demonstrações de como utilizar o Arduino para controlar dispositivos eletrônicos tais como lâmpadas, motores, fitas de leds RGB, etc.
A intenção deste post é mostrar a vocês algumas ideias de como podemos implementar na prática tudo o que foi apresentado, ou seja, não só ver a coisa funcionando na bancada mas implementar de forma funcional e definitiva para que seja possível utilizar no dia a dia.

Nos últimos meses, dediquei um pouco do meu tempo livre trabalhando no desenvolvimento de algumas placas para automatizar as coisas no meu apartamento.

O objetivo principal durante esse desenvolvimento, foi tornar possível a automatização sem a necessidade da passagem de novos fios na instalação elétrica, e da forma mais simples possível para que qualquer pessoa com um conhecimento básico de elétrica conseguisse executar.

  Criei então uma pequena central de automação baseada em Arduino que se comunica por protocolo ZigBee (usei módulos XBee) com os diversos módulos espalhados pela casa. Esses módulos têm a função de ler os comandos solicitados pelos usuários informando para a central. A central analisa o tipo de comando recebido e envia a ação para o módulo correspondente à solicitação. A central também recebe comandos do celular/IPad via internet, dispensando a necessidade de um servidor.

CENTRAL

A central é formada por uma placa Arduino, um shield ethernet (responsável pela conectividade para o mundo externo via internet por celular, tablet ou browser), um módulo XBee para comunicação com os módulos de controle espalhados pela residência e um display OLED que fornece informações de funcionamento do sistema tais como:
- IP origem do comando (dispositivo OSC, IPAD ou celular)
- Tipo de comando (ON, OFF, %dimmer)
- Dispositivo que originou o comando
- Mensagens API do XBee (Debug).

Podemos opcionalmente acoplar também um módulo RTC que permitirá ligar e desligar equipamentos em horários determinados automaticamente.

Abaixo temos fotos da central básica que instalei na parede da cozinha aqui em casa:



MÓDULOS DE CONTROLE


Cada módulo de controle é responsável pelo controle de um ou mais dispositivos, sendo que desenvolvi 4 tipos de módulos:

Módulo MA02

O MA02 permite o controle de dois relés e também a leitura de 6 chaves, sendo que duas das seis chaves podem ser substituídas por sensores analógicos tais como temperatura, umidade e distância.

Este módulo tem como núcleo um XBee que, com a configuração adequada, permite monitorar as chaves reportando automaticamente para a central quando alguma delas for pressionada. Podemos também acoplar sensores analógicos no lugar de duas das chaves e configurar o módulo XBee para executar amostragens desses sensores em intervalos programáveis e enviar para a central.
O MA02 possui uma fonte chaveada On-Board que permite alimentarmos ele diretamente com os 110 volts da rede elétrica, evitando assim a necessidade da passagem de uma rede DC de alimentação ou instação de uma fonte acoplada ao módulo.

Foto do módulo MA02



Modulo DIMMER

O módulo dimmer além de acomodar um dimmer digital que pode ser controlado remotamente ou através de um sensor de distância IR acoplado na placa, permite também o controle de um relê e a leitura de uma chave. O núcleo deste módulo é um microcontrolador ATMEGA328 (mesmo utilizado no Arduino). Nele roda um programa que controla o dimmer, sendo que nesta última versão do programa otimizei o código para ajustar automaticamente o ângulo de disparo do TRIAC conforme a frequência da rede, evitando assim aquelas piscadinhas indesejadas das versões anteriores. O controle do relê e a leitura da chave são executados pelo próprio XBee diretamente com suporte da central.

No lugar do sensor de distância deste módulo podem ser conectados outros tipos de sensores caso o dimmer  utilize apenas o controle remoto via celular/tablet.

Este módulo também possui a fonte chaveda On-Board, permitindo alimentação direta em 110 volts.

Foto módulo Dimmer


Abaixo temos fotos da placa dimmer instalada em um abajur de mesa.







Módulo IR/RGB

Este módulo também permite controlar um relé e leitura de uma chave como no módulo dimmer (funções controladas pelo XBee). A comunicação com a central ocorre também por Xbee.
Ele também possui como núcleo um ATMEGA328 que é responsável pela recepção e transmissão de sinais IR permitindo controlar dispositivos como televisores, ar condicionado, etc. Ele também possibilita controlar as luzes da casa usando por exemplo o controle remoto da TV. Temos também nesse módulo 3 transistores conectados a portas PWM do ATMEGA. Isto nos permite executar o controle de fitas de iluminação RGB, servo motores, etc.

Foto Módulo IR/RGB

















Módulo de Comando

O módulo de comando é destinado aos locais onde não temos pontos de controle de lâmpadas mas que gostaríamos de ter. Ele também permite a instalação de sensores em qualquer ponto da casa, necessitando apenas de alimentação 110 volts. A comunicação com a central ocorre também por Xbee. Este módulo tem dimensões bem reduzidas. Ele tem capacidade para monitoramento de 6 chaves e 2 sensores analógicos. Esse módulo está atualmente em fase de produção da placa de circuito impresso, por isso ainda não tenho a foto da placa montada, apenas o desenho.

Foto módulo de comando




















Todos os módulos de controle foram desenvolvidos de forma que possam ser acondicionados nas caixas 4x2 ou 4x4 existentes nas instalações residenciais.

Foto placa instalada dentro da caixa















Uma vez que instalamos esses módulos nas caixas existentes, não temos mais espaço para os interruptores originais, então desenvolvi a placa abaixo que encaixa nos espelhos PIAL da linha PLUS, (modelo bastante utilizado na maioria das construções novas), e que permite acomodar até 6 chaves de comando em caixas 4x2 e 12 chaves de comando em caixas 4x4.

Fotos placa SWB-6 (chaves de comando)

Foto placa SWB-6 (chaves de comando)-parte traseira

















Obs: Podemos montar as chaves em diversos tipos de combinação para 1, 2, 3, 4, 5 e 6 comandos.


Foto conexão da placa de chaves ao módulo de controle






























Para o acabamento final, desenhei em Autocad alguns modelos de paineis com configurações de 2, 3, 4
e 6 chaves que foram cortadas a laser em acrílico branco, dando assim um acabamento bem legal junto com o espelho original.

Fotos acabamentos chaves















Foto montagem da placa de chaves no espelho Pial Legrand















Foto montagem painel acrílico















Foto aparência final do comando automatizado















Uma vez automatizada, cada caixa permite o comando de até 6 lâmpadas diferentes.
O legal deste sistema é que, como a leitura das chaves é enviada para a central e esta define qual relê será acionado, podemos configurar qualquer lâmpada que foi automatizada para ser controlada por qualquer botão de qualquer caixa.
Por exemplo: Na caixa de comando acima que eu tinha apenas o controle da lâmpada do hall de entrada do meu apartamento, agora posso a partir dela acender e apagar as lâmpadas da sala de estar, sala de jantar, aquário, cozinha, terraço da sala além da lâmpada original do hall de entrada.


Controle utilizando celular ou Tablet

Além do controle pelas chaves de comando existentes nos módulos, podemos comandar todo o sistema de qualquer lugar que tenha conexão com internet. Para isso podemos utilizar um celular, tablet e até mesmo via browser em um PC.

No caso do controle via celular ou tablet, optei pela utilização do protocolo OSC (OPEN SOUND CONTROL) que é uma evolução do protocolo MIDI que foi desenvolvida para usar interfaces de rede mais modernas. Esse protocolo é excelente para controle em automação, pois ele tem uma resposta muito rápida. 
Além disso existe uma biblioteca pronta para Arduino chamada ARDOSC que facilita a utilização desse protocolo. No celular ou tablet podemos usar a aplicação TouchOSC. Para isso temos o aplicativo TouchOSC Editor que nos permite a customização das interfaces de comando com layout e botões personalizados sem a necessidade de se saber desenvolver em IOS ou Android.

Abaixo temos exemplos das telas de comando que desenvolvi para controle das lâmpadas aqui em casa.

Telas de comando para IPhone








































Ao utilizar um tablet como IPAD, como as dimensões da tela são mais generosas, podemos agrupar todos os comandos em uma única tela e até colocá-los em um layout que reproduza fielmente a planta do imóvel (veja modelo que fiz para meu apartamento onde tenho o comando de todas as lâmpadas na foto abaixo).


Tela de comando para IPad





























- áreas delimitadas por linha vermelha definem os cômodos do apartamento.
- áreas delimitadas por linhas verdes definem as áreas de comandos touch para lâmpadas de teto.
- áreas delimitadas por linhas azuis definem as áreas de comandos touch para lâmpadas outros tipos.
- áreas delimitadas por linhas roxas definem as áreas de comandos touch para lâmpadas dimerizadas.



Estou preparando um vídeo com uma demonstração prática do funcionamento de alguns comandos sendo executados via chave e via celular/Ipad que em breve colocarei aqui no post.

Esta primeira parte foi uma introdução da ideia de como automatizar com o Arduino.
Nos próximos posts darei mais detalhes do funcionamento de cada módulo e também mostrarei exemplos dos códigos.

Espero que gostem da ideia e que se divirtam como eu.

Abraços


José Luiz Sanchez Lorenzo
jllorenzo@terra.com.br
@jllorenzo

85 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente post, adorei a soluçao da forma chaveada on-board p/ tratar alimentaçao dos módulos, mas fica uma pergunta ... vc esta vendendo esses módulos ? Caso positivo qual o valor e como comprar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei interessado.
      atendimento@grupoagilbrasil.com.br

      Excluir
  2. Obrigado Desiree. Por enquanto produzi uma pequena quantidade de placas para meu projeto particular, mas se o pessoal se interessar em comprar as placas posso estudar uma forma de produzir em quantidade. FIz algumas melhorias no módulo MA02 e no painel de chaves e estou aguardando a chegada das novas PCIs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tenho interesse em comprar alguns dessas placas que está produzindo pode me passar o valor de cada uma ?
      enviar para hiranjuino@hotmail.com

      Excluir
    2. Apesar de ser muito divertido fazer, dificilmente chegaria nessa qualidade técnica, que está realmente impressionante, mesmo com alguns módulos ainda em desenvolvimento...
      Tenho interesse também na aquisição! E aguardo ansiosamente os próximos posts da série :)

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Está a caminho um lote de 50 placas MA02 e 50 placas SWB-6 que estarei disponibilizando para compra em breve. Estou finalizando também a parte 2 que devo publicar na semana que vem. aguardem

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Tenho interesse na aquisição da placa. Entre em contato comigo.

      Excluir
    7. Também tenho interesse na compra dessas placas, ainda estão a venda?

      Excluir
    8. Olá tenho interesse em comprar alguns dessas placas que está produzindo pode me passar o valor de cada uma ?
      enviar para jackson.sousa06@gmail.com

      Excluir
  3. Só por curiosidade, qual foi, aproximadamente, o custo deste projeto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O custo do material por módulo de comando fica entre R$200 e R$250 já incluindo o módulo XBee.
      A central de comando é basicamente um Arduino Uno + Shield Ethernet + Xbee + display OLED e com custo de material em torno de R$ 300.

      Excluir
    2. Gostaria de um sistema para controlar aproximadamente 8 lâmpadas, ar condicionado, portão eletrônico e alarme de minha residência via iphone ou internet. Qual seria o custo? atendimento@grupoagilbrasil.com.br

      Excluir
    3. Sou analista de sistemas e caso ajude, a parte de desenvolvimento do dispositivo ou app mobile para gestão destes aparelhos pode ser feita por aqui. Gostaria de um contato...

      Excluir
  4. Primeiro, parabéns pela iniciativa! Seu trabalho ficou sensacional, de primeira!
    Tenho a mesma dúvida do Alysson Bruno... Se não houver problema, você pode nos dizer qual foi, aproximadamente, o custo do projeto?
    Iniciei no mundo do Arduino a algum tempo e estou com muita vontade de me aventurar num projeto semelhante ae seu.
    Continue com o ótimo trabalho!
    Um abraço,

    Murilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O custo do material por módulo de comando fica entre R$200 e R$250 já incluindo o módulo XBee.
      A central de comando é basicamente um Arduino Uno + Shield Ethernet + Xbee + display OLED e com custo de material em torno de R$ 300.

      Excluir
    2. Excelente! Não foge muito daquilo que eu imaginava. Obrigado! Um abraço!

      Excluir
  5. Fantástico... Parabéns!
    Também fiquei curioso em relação ao custo do projeto!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O custo do material por módulo de comando fica entre R$200 e R$250 já incluindo o módulo XBee.
      A central de comando é basicamente um Arduino Uno + Shield Ethernet + Xbee + display OLED e com custo de material em torno de R$ 300.

      Excluir
    2. Mais uma coisa José Luiz Sanchez Lorenzo, tenho muito interesse nessa área... comecei a pesquisar aqui e percebi que existem vários kits para iniciantes quando se trata do Arduino, o que você me recomendaria? Por onde começar?

      Um grande abraço!

      Excluir
    3. Existem vários kits para iniciantes de diversas lojas como SeeedStudio, Sparkfun, etc..
      Recomendo iniciar com uma placa básica como arduino UNO ou Leonardo, shied ethernet e algum dispositivo I2C como por exemplo os displays OLED da SeeedStudio. É legal também ter alguns sensores (temperatura, umidade, luminosidade, etc..). Procure montar os circuitos dos exemplos de código que vem na própria IDE do Arduino. Você vai aprender bastante com eles.

      Excluir
  6. Muito bom mesmo seu post, eu comecei a mexer com arduino a pouco tempo, porém meu objetivo é fazer a mesma coisa na minha casa, Também gostaria de saber o custo do projeto.
    Parabéns pelo serviço, ficou ótimo mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O custo do material por módulo de comando fica entre R$200 e R$250 já incluindo o módulo XBee.
      A central de comando é basicamente um Arduino Uno + Shield Ethernet + Xbee + display OLED e com custo de material em torno de R$ 300.

      Excluir
  7. Amigo Parabéns pelo trabalho!!! estou iniciando em arduino ainda mas pretendo seguir o seu passo a passo para implantar esse sistema na minha residencia...

    Ótimo trabalho e continue que estamos aguardando....

    ResponderExcluir
  8. Jose Luiz,

    Estou construindo uma automação com a mesma finalidade, mas como os módulos zig bee ainda estão com um custo um pouco alto, resolvi optar por um modulo bluetooth. Você também chegou a cogitar essa opção no seu projeto? O que acha desse tipo de abordagem?

    Parabéns pelo projeto.

    abraço.

    ResponderExcluir
  9. Alexandre, os módulos bluetooth são ideais para comunicação P2P a curta distância. No caso de automação de uma residência grande, eles não atenderiam. Outro ponto a favor do XBee é que ele não necessita de um microcontrolador para funcionar, possui várias portas de IO que podem ser configuradas individualmente e a sua utilização é bem simples. Acho que a relação custo benefício ainda é favorável ao XBee. Além disso acho que o bluetooth não é mais barato que o XBee na maioria dos casos.

    ResponderExcluir
  10. José, parabéns pelo projeto! Realmente esta de primeira. Eu estou passo-a-passo com o mesmo objetivo e lendo sua matéria fiquei surpreso e descobrir algo que estava me faltando (ArdOSD), porem ao tentar adicionar a lib me deparei com um erro de compatibilidade.

    Você teve este problema? Se sim pode me falar como conseguiu resolver ?

    Grande Abraço,

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure usar a IDE 1.0.1 do Arduino que a lib ArdOSC funciona melhor com ela.

      Excluir
  11. Erro resolvido hehehe, lib aceita pela IDE 1.0.3 o problema agora é que na chamada t = _mes->getArgInt32(0); para receber o valor enviado e fazer um println aparecem números malucos, nem perto de ser o definido no layout do botão e syncronizado com o iphone. Não sei se é o tipo de variavel (int) que foi atribuida ou algo assim.

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde,

    Primeiramente parabéns pelo o projeto.

    Qual o custo das placas que você fez e está vendendo?

    rafael.tomelin@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tenho para pronta entrega, pois o lote de 50 placas esta para chegar.
      Oss valores das placas serão os seguintes :

      MA02 -> R$ 250
      DIMMER -> R$ 275
      IR/RGB -> R$ 275
      Obs: Placas completas com módulo XBee
      SWB-6 -> R$ 25
      Kit (suporte PIAL + mascara acrílico + espelho PIAL) = R$ 12

      Excluir
  13. Assim que você tiver as placas, gostaria de comprar:
    - 01 = MA02 -> R$ 250
    - 01 = DIMMER -> R$ 275
    - 01 = IR/RGB -> R$ 275
    - 01 = SWB-6 -> R$ 25
    - 01 = Kit (suporte PIAL + mascara acrílico + espelho PIAL) = R$ 12

    ResponderExcluir
  14. OK Omar,
    Recebi no dia 28 o lote de 50 placas MA02 e está para chegar essa semana as SWB6.

    Assim que tiver elas em mãos te aviso.

    Por favor, se possível me mande um email solicitando as placas ( jllorenzo@terra.com.br)

    ResponderExcluir
  15. Ola, muito legal, mas essas placas vc compra fora ou vc mesmo faz os projetos e manda montar?

    ResponderExcluir
  16. Eu desenvolvi as placas, um fornecedor produz o circuito impresso e eu mesmo monto as placas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Luiz,
      Você pode passar o fornecedor que produz o circuito impresso?

      Excluir
  17. Parabéns José Luiz pelo excelente trabalho. Você irá comercializar as placas eletrônicas desenvolvidas? Se for do interesse em produzir em larga escala como posso adquirir? Quanto a curso on line já pensou em montar um?

    Atenciosamente,

    Flávio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio já tenho algumas placas a disposição para venda. É só entrar em contato por email.
      Quanto a cursos, a Globalcode tem uma série de video aulas que podem lhe interessar, além dos cursos presenciais sobre Lógica de programação, Arduino , Robotica e Eletrônica básica.

      Excluir
  18. José, estou desenvolvendo meu tcc em automação residencial. Estou pesquisando agora sobre o controle de ar-condicionado e tv. A única comunicação que pode ser feita com estes aparelhos é sobre infra-vermelho (lib IR) ?
    Sua placa, modulo IR/RGB, faz exatamente isso né? Comunicação do arduino com os aparelhos. Minha dúvida é a seguinte, se só tiver a comunicação infra-vermelho entre arduino e aparelhos, a placa de arduino tem que ficar na frente do aparelho?
    Agradeço se puder me ajudar...

    Att.
    Luciano Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano , para esses caso a melhor opção é o infra vermelho mesmo, pois não afeta a garantia desses equipamentos. A placa IR/RGB permite ao sistema de automação baseado em Arduino controlar a TV/Ar condicionado e também é possível usar teclas dos controles originais desses equipamento para por exemplo acender a luz de um ambiente da casa.
      A comunicação usando infra vermelho precisa de contato visual entre os dispositivos, mas você poderia por exemplo instalar a IR/RGB em um minidome no teto onde teria alcance a qualquer um dos aparelhos do ambiente.

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, neste seu sistema é possivel acessar da rede externa ou somente interna, se possivel como fazer com ip dinamico.
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possivel acessar da rede externa, basta configurar o seu roteador adequadamente. Se o seu IP for dinâmico precisa criar uma conta em um DNS free tipo o DYNDNS.org e configurar o seu roteador para atualizar o DYNDNS sempre que seu IP mudar. Além disso na config do TouchOSC no celular deverá trocar o IP de destino para o domínio criado no DYNDNS.Também é necessário mapear no roteador a porta 10000 para que seja entregue no IP do Arduino.

      Excluir
  21. Bom Dia José.

    Meus Parabéns pelo excelente projeto.
    Você pretende dispnobilar o esquema de montagem das placas?

    Fiquei muito intressado como você montou a fonte chaveada na propria placa.
    Eu sou iniciante com Arduino/Eletronica,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fonte chaveada é simples , o problema é o transformador que precisa ser fabricado sob encomenda pois é muito especifico e não se encontra pronto.
      Dá uma olhada no datasheet do circuito integrado DM311 da Fairshield

      Excluir
  22. Parabens amigo. Estou impressionado com sua dedicação e capricho em todos os detalhes. Será que vc poderia elaborar um kit legal com as placas, softwares, enfim, algo que pudessemos comprar e já colocar pra funcionar sem ter que programar, enfim... Quero entrar no mundo arduino mas vai demorar ateu chegar a esse ponto. Queria incoportar ao seu projeto alarme com sensor de presença e abertura de porta. Aí ficaria perfeito. abraços e parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato comigo por email detalhando o que pretende automatizar que eu tento criar um kit pronto para você. jllorenzo@terra.com.br

      Excluir
  23. Amigão por quanto me faz MA02 sem os xbee tenho 4 xbee parados aki

    ResponderExcluir
  24. Sensacional... Estou começando agora no mundo do Arduino também, e estou estudando para fazer algo desse nível.

    Parabéns pelo projeto e pelo capricho em cada detalhe. Eu comprei já o Arduino e o Shield Ethernet. Comprei também relês e estou tentando fazer pelo menos uma lâmpada acender. Ainda não consegui, mas eu chego lá... rs

    Fiquei mais empolgado ainda vendo o seu resultado, mais uma vez, parabéns.

    Uma dúvida, o módulo xbee serve para a central se comunicar com os módulos, via wi-fi, é isso mesmo?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O XBee permite a central comunicar com os demais módulos, além disso o XBee tem portas de entrada e saída configuráveis que são utilizadas para ler sensores e ativar relês. Veja que a placa MA02 não tem nenhum microcontrolador, apenas o XBee consegue fazer tudo gerenciado pela central.
      A comunicação é sem fio mas não é WIFI, é chamado protocolo ZIGBee.

      Excluir
  25. Outra dúvida que eu não entendi direito.
    Cada módulo que você desenvolveu pode ligar no máximo 2 lâmpadas (no caso o que tem dois relês)? É isso?
    Os outros botões seriam apenas para controlar relês de outros módulos ou sensores de temp, por exemplo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Diego, fiquei com a mesma dúvida na época pois não tinha experiência alguma, queria começar nesse mundo e não entendia a extensão do projeto do José.
      Estudei um pouco, comprei as placas e tudo se esclareceu.
      Sim, o MA02 possui dois relés e placa Dimmer possui 1 relé e um 1 dimmer(saída dimerizável).

      Tentarei explicar de modo simples.

      Apesar dos botões estarem conectados diretamente na placa MA02, eles não funcionam sem a central. Ou seja, somente ligar a placa MA02 na energia juntamente com a lâmpada não fará ligar nenhum relé(isso explica a placa MA02).

      Isso porque a mágica está na Central(Arduino). É nela que fará a programação do Arduino e programará quais botões irão ligar seus respectivos relés.
      O que responde sua segunda pergunta. Um terceiro botão, poderá ligar o relé da placa Dimmer por exemplo. Mesmo ela não tendo botões.

      Aproveitando a pergunta do post de cima: Sim, o xBee serve para se comunicar com a central, com um protocolo que não é o mesmo do wi-fi(considerando IEEE 802.11) mas se comporta do mesmo modo(sem fio).
      Pense na tecnologia wireless tendo como padrões o wi-fi, Bluetooth e xBee(é claro que não é só isso, mas acho que deu pra entender).
      Fiz um projeto usando essas placas MA02 do José mas para ligar uma outra placa. http://goo.gl/RxlV53
      Talvez ajude a entender melhor.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  26. Belo Post Amigo, ainda quero fazer isso na minha casa meus parabéns. www.reformaai.com

    ResponderExcluir
  27. Olá, meu amigo. Tens os módulos para venda? Seria interessante tê-los talvez anunciados num site do tipo mercadolivre. Tenho muito interesse em automatizar boa parte da minha residência. Mande-me os preços, por gentileza..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MA02 R$ 250
      DIMMER R$ 275
      COMANDO R$ 210
      CENTRAL com Arduino Ethernet + diplay OLED + XBeePro R$ 750

      Excluir
  28. Caro Lorenzo,
    Sou mais um a lhe parabenizar por esse belo blog e principalmente pelo capricho e qualidade dos teus projetos.

    ResponderExcluir
  29. Olá! Vi que você desenvolveu um aplicativo para comando pelo IOS. Há um aplicativo já pronto para comando por Android?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamy, existe o mesmo aplicativo para Android:
      http://hexler.net/software/touchosc-android

      Excluir
    2. A versão 1.9.0 do TouchOSC permite layouts customizados para Android.

      Baixem também o novo TouchOSC Editor

      Excluir
  30. você vende o circuito impresso para eu mesmo montar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só o circuito impresso não, mas o kit completo com os componentes sem montar sim.

      Excluir
  31. Sou iniciante em arduino e sinceramente seu projeto é muito bom Parabéns

    ResponderExcluir
  32. meu endereço de Email:
    samuelprilldealmeida@gmail.com

    Estou a procura de alguém que saiba programar, quero pagar pelos projetos.. entrem em contato.

    ResponderExcluir
  33. Parabéns José pelo Projeto! tenho algumas perguntas:
    1 - como você configura a rede zigbee? existe uma função no firmware para encontrar os routers e slaves? ou você faz isso manualmente através de uma plaquinha auxiliar, como usb da rogercom?
    2 - o seu sistema xbee é estável? exemplo: ao faltar energia e voltar, toda a rede é recomposta normalmente? já faze testes de robustez como esse?
    3 - aplicativo android e iphone: que tipo de customizações no layout é permitido? a comunicão entre o aplicativo e o arduino é bidirecional? ou seja, o aplicativo pode atualizar o status de um sensor , por exemplo?

    mais uma vez parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  34. Parabéns pelo projeto. Ainda estou começando com eletrônica/arduino e gostaria de saber como vc fez a questão da fonte de alimentação on-board, se puder, claro. Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Parabéns pelo o projeto, estou muito interessado nesse modulo com dimmer se for comercializar por favor me avise, flaviopjl@hotmail.com valeu

    ResponderExcluir
  36. boa tarde onde consigo fazer um curso de automação residenial,aguardo retorno,e parabens pelo projeto .obrigado

    ResponderExcluir
  37. Excelente projeto, tenho uma duvida, o modulo ir controla todas as funções do aparelho?

    ResponderExcluir
  38. Olá José, estou iniciando no mundo Arduino. E gostaria de saber, para eu começar mesmo, exemplo quero fazer uma simples automação para começar a entender o processo. Exemplo ligar e desligar uma lampada ou ventilador. Tenho o arduino uno. teria que adquirir o shield ethernet e shield rele?

    ResponderExcluir
  39. Como faço para ligar o meu arduino ou oque seja "Na corrente elétrica 110v dc" ?
    Gostaria de saber oque está utilizando, pois estou com MEDAÇO de fazer isso....
    Deveriam inventar um IC pronto com 4 pinos que vc coloca e tá tudo certo... rsrs
    Me falaram para comprar uma fonte de celular e utiliza-la... mas.... não é isso que quero....
    Tem algum esquema fácil ou algo assim?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  40. Muito legal seu projeto.
    Me ajude com uma dúvida. Estou pensando em controlar em torno de umas 8 lâmpadas, mas não sei onde eu deveria colocar os relés. Devo passar outro fio para ativar a lâmpada ou aciono direto pelo quadro de disjuntores?

    Alguns locais pensei em passar um par de fios bem fino conectado ao arduíno e próximo da lâmpada colocar um relé.

    E nos casos onde há interruptores em paralelo?

    Agradeço se me ajudar na parte da fiação da casa

    ResponderExcluir
  41. Primeiramente parabens pelo exelente projeto.
    Gostaria de tirar algumas duvidas:
    1- Qual o modelo de arduino utilizado ?
    2- O modulo xbee esta ligado em uma mini protoboard, porem como é feita a ligação desta com o arduino ?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Já possuo um Arduino Mega 2560, Ethernet Shield, Shield Gsm Gprs Sim900, Xbee Shiel. Pretendo ter ligado ao meu Arduino Mega, 4 módulos Slave com Xbee, que possam transmitir informações de sensores (Temperatura e umidade, luminosidade, corrente, etc) e sinal de IR para aparelhos.
    Gostaria de consultar:

    1) Onde posso comprar estes módulos; Qual o preço de cada um e da SWB-6 (chaves de comando) e cabos ? Pode me enviar uma tabela de preços ou indicar o site ?
    2) Qual seria o módulo mais indicado para a aplicação que desejo conforme acima descrito;
    3) É possível, Adicionar Sensores, até quantos ?
    4) É possível, Transmitir sinal IR para equipamentos ?
    5) É possível, Receber sinal IR de Controle ?
    6) Até quantos módulos destes posso ter ligados ao Arduino Mega ?
    7) Todos cabem em uma caixa elétrica 4x2 ?
    8) Os módulos, tem com fonte de 220v ?
    9) Os módulos, são compatíveis com o Xbee S2 ?
    10) O que faz exatamente o DIMMER ?
    11) Em algum dos módulos é possível adicionar adaptador Bluetooth ? Quais módulos ?
    12) Você vende o Módulo IR/RGB com 2 Relês ? Quantos sensores podem ser ligados neste módulo ?
    13) No módulo Módulo MA02 é possível conectar IR transmissor e receptor ? As outras 4 chaves que não podem ser substituídas por sensores analógigos são para qual uso ?
    14) Você envia um código para uso do conjunto: Mega 2560 + Ethernet Shield + Slim900 + Xbee Shield + Módulos Slave Xbee ?

    ResponderExcluir