segunda-feira, 24 de outubro de 2011

JHome: automação residencial com software e hardware livre

jHome é uma plataforma open-source para automação residencial baseada em Java EE 6 e Glassfish desenvolvida pela Globalcode através da iniciativa Elétron Livre.
Na verdade é uma consolidação de diversos projetos e demos realizadas pelos colaboradores da iniciativa Elétron Livre. Utilizando componentes JavaEE, como EJB, Servlet, WebService Endpoint e Timer Service, você pode controlar tomadas e muitos eletro-eletrônicos na sua casa. Desta forma você pode aprender Java EE de forma muito mais divertida.

Você pode injetar uma cafeteira no EJB usando CDI, brincou Vinicius Senger

Uma das coisas mais importantes que aprendemos com este projeto foi a confirmação da frase: : Quem não arrisca não petisca!
O Vinicius submeteu o projeto sem muita pretensão e o projeto foi selecionado! Depois de 10 anos participando ativamente da comunidade Java veio o primeiro prêmio da nossa história, um dos momentos mais sonhados por todo participante do JavaOne: um Duke's Choice Award.

Quer saber mais sobre o projeto ?
Visite o site jhome.globalcode.com.br

Quer saber mais sobre o prêmio?
Veja o post no Globalcoders

Assista a cerimônia de entrega do prêmio no JavaOne 2011:


Quer saber mais sobre o projeto JHome ?
Não perca a trilha #Arduino no #TDC2011 Goiânia, dias 29 e 30 de Outubro na Faculdade Cambury!

[]s
Yara Senger
twitter.com/yarasenger
blog.eletronlivre.com.br/search/label/Yara
www.globalcode.com.br/instrutores/YaraSenger

terça-feira, 4 de outubro de 2011

ElétronLivre + Globalcode no TechEd Brasil

Esta edição do TechEd Brasil foi muito especial para as pessoas que curtem Software e Hardware livre. A Microsoft abriu as portas para nos receber com a palestra Arduino + Java + .NET numa trilha focada em interoperabilidade.




O evento foi sensacional, mais de 3000 pessoas participando, com uma área de alimentação enorme para servir almoço para todos, infra-estrutura inpecável!  Muito networking!

Java + Arduino + .NET
Open Source Hardware é um tema que está ganhando cada vez mais visibilidade, desde a publicação no Wall Stret Journal, meio artistico, universidades e agora os principais eventos de tecnologia! Vinicius Senger apresentou este conceito e também as principais conceitos sobre  Arduino.

Apresentou também alguns projetos interessantes:
E para encerrar... cade o .NET ? Uma super arquitetura conceitual Java EE foi utilizada para criação de uma API para autoamção residêncial chamada JHome, que tem várias interfaces: JavaME, JavaFX e agora uma nova interface com .NET apresentada e discutida durante a palestra.

Mas, para aqueles que querem continuar escrevendo em .net, utilizando Visual Studio o Vinicius apresentou o .NET Microframework. E encerramos a palestra com várias perguntas e muita animação!

Esquenta TechEd Brasil na Globalcode
No dia 28 de agosto, véspera do maior evento da Microsoft na América Latina fizemos um encontro organizado pelo Vinicius Senger, Elemar Jr, Leandro Daniel, Emerson Gomes Brandão e Giovanni Bassi! Além da galera nota 10 da comunidade .NET recebemos também os amigos Felipe Oliveira (SoaExpert) e Alexandre Porcelli.(noSQL:br).

O clima esquentou mesmo, e teve muita discussão sobre a "morte ou não do silverlight", várias demos de WindowsPhone, uma prévia da apresentação de Java + Arduino + .NET, tudo isto com pizza e vinho.






Está sendo sensacional a interoperabilidade das comunidades: pessoal de Java conversando com a comunidade .NET, com a comunidade Python, Ruby, Arduino, etc, etc. Nada de cada um na sua panelinha. Developers são devolopers!

Agradeço aos amigos da comunidade .NET, em especial ao Giovanni Bassi que coordenou a primeira trilha .NET no The Developer's Conference 2011, bem como Fernando Figueira pela abertura e pelo espaço que tem nos ofercido, sem contar o apoio e participação no TDC!

É isso, ficamos super honrados e felizes com a participação no TechEd Brasil, esperamos que seja o primeiro de muitos! 

Quer saber mais sobre a comundiade .NET ? Sobre o Esquenta Tech Ed Brasil ? Sobre interoperabilidade de comunidades ? Você não pode perder o podcast produzido pelos amigos @elemarjr @leandronet e @vquaiato VOID PODCAST Vazio e sem retorno de valor !


Um abraço,
Yara Senger
twitter.com/globalcode
blog.globalcode.com.br/search/label/Yara
jhome.globalcode.com.br