quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Xacualiator Tabajara - resolvendo o seu problema

Eu adoro desenvolvimento de sistemas e sites que melhoram a vida, ou os processos cotidianos das pessoas. Não somente os sistemas de grande abrangência como twitter, google, internet banking.  Adoro particularmente os que resolvem os nossos problemas "pessoais", como o GES - Global Education System que é o sistema utilizado pela Globalcode e também pelos parceiros nas Unidades Globalcode.

O trabalho e a energia investidos neste projeto são muito gratificantes, porque ele melhora a vida dos usuários da nossa comunidade. É sempre muito bom ver o resultado, a otimização, a mudança no processo que a implantação, ou simplesmente a melhoria de um sistema pode causar.

Na comunidade "geek-eletrônica-arduino" é mais interessante ainda observar as possibilidades de resolução ou melhoria dos nossos próprios processos. Tem vários exemplos do José Luiz, do Vinicius e de outros amigos que criaram uma soluções para o seu próprio problema. Isto é muito legal.

Este projeto, batizado pelo Vinicius de Xacualiator Tabajara é um destes exemplos, de tecnologia utilizada para resolver o seu problema.

 

Desde que fez a primeira placa caseira, através do processo de impressão da placa em Glossypaper, depois banho de Percloreto ele não parou mais. Acredito que já fez uma centena de placas, risos.

Percebeu que mexendo o pote com a placa imersa no percloreto o processo era muito mais rápido, bastavam poucos minutos para a corrosão completa. Mas ficar mexendo o pote 10 minutos ? É simples, fácil, mas ninguém merece repetir isto 100 vezes. Exatamente pela simplicidade a automatização fica ainda mais atraente. Ele, não teve dúvidas, colocou o Arduino para mexer o pote e fez um vídeo da primeira versão.


Adorei.

Yara Senger
http://twitter.com/yarasenger

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Arduino Hack Day no SINFORM em Ilhéus

Aconteceu em Ilhéus entre 20 e 24 de Setembro o SINFORM 2010 (Semana da Informática da UESC). Fomos convidados a realizar o Arduino Hacking Day, por intermédio do Alexandre Gomes, que também participou do evento falando sobre Empreendedorismo. 

Foram várias horas de atividades ministradas pelo Vinicius Senger:
  • Introdução a Arduíno
  • Controle de tomada com a placa tomada
  • Controle de motores e sensores 
  • Criação de placas caseiras.

As fotos foram publicadas pelo Alexandre Gomes.


Quando será o próximo ? 
Em Brasília, dia 30 de Outubro na UNB, organizado pela Mecajun:


Acompanhe mais notícias aqui no blog, nos perfis do twitter : @eletronlivre @vsenger @alegomes e no Boletim Globalcode.

Yara Senger
http://twitter.com/yarasenger