quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Porque a Globalcode está entrando de cabeça no mundo da Robótica?

Porque a Globalcode está entrando de cabeça no mundo da Robótica?

Recebi esta pergunta pelo Twitter, e também de algumas pessoas próximas. Achei difícil e volátil responder pelo Twitter, por isto estou postando aqui no Eletron Livre, o blog sobre Eletrônica, Automação e Robótica da Globalcode.

Não há apenas uma resposta, ou um motivo, são diversos fatores que nos levam a investir pessoalmente e corporativamente nas áreas de Eletrônica, Automação e Robótica.

Os mais atentos devem ter notado que estamos investindo em áreas distintas:
  • divulgação (eventos, blog, videos)
  • treinamento (direta e indiretamente)
  • criação e produção da placa de desenvolvimento Program-ME, que é o Arduino da Globalcode.
Considerações, razões e a nossa visão sobre Eletrônica, Automação e Robótica: 
  1. Entrar no mundo da Robótica não quer dizer abandonar ou reduzir os investimentos em Java, pelo contrário a Globalcode tem investido e vai continuar a investir cada vez mais em Java e outras tecnologias. Eu, particularmente, estou bastante otimista, como publiquei no post Muitas vagas, otimismo e sensação de reaquecimento da economia no blog colaborativo Globalcoders.
  2. Sempre trabalhamos com paixão, e a Eletrônica e Robótica foram conquistando o Vinicius pouco a pouco e consequntemente contaminando e atraindo outras pessoas. Logo, foi natural seguirmos o ciclo Open4Education: Aprender, Praticar, Compartilhar.
  3. Automação residencial e Robótica não são mais apenas o tema futurístico dos "Jetsons", é realidade e com certeza é um mercado promissor.
  4. Analisando as comunidades de desenvolvimento internacionais na internet, e na MakerFair na Califórnia, percebemos uma forte tendência e motivação em relação ao Arduino, depois confirmada pela reportagem do Valor Economico / Wall Street Journal
  5. Encontramos excelentes "gurus", o que tem facilitado muito a nossa jornada até agora. Acho que está claro para a grande maioria da comunidade que o Vinicius Senger tem liderado este projeto na Globalcode com coragem, ousadia e MUITA motivação, mas, ele não está sozinho, conta com um excelente time: Paulo Santos, Benedicto Franco Junior, Alberto Lemos (dr. Spock), José Luis Sanches e agora, toda a comunidade do Program-ME.
  6. Robótica é um assunto popular entre os alunos de "algumas" engenharias, mas a cultura não é tão forte na comunidade de desenvolvedores e cursos de computação. Através do SunSpot e outras iniciativas do James Gosling a comunidade Java ficou um pouco mais antenada em Robótica e automação.
  7. A motivação do Vinicius foi crescendo no  contato com a comunidade Academica, nas intermináveis conversas sobre Física Quantica, Computação Quantica, Cristalografia, Física Básica, Raio-X com os físicos ao nosso redor: meu pai, avós, minha mãe e outros físicos amigos.
  8. O universo de possibilidades de projetos ao redor do Arduino são infinitas: para aqueles que gostam de desafio e inovação é um prato cheio;
Como já comentei em outros posts nós somos investidores e nossa moeda é o nosso tempo. Investimos nossas horas: finais de semana ou noites em aprender novas tecnologias e APIs, escrever artigos, participar de fóruns e grupos de usuários.

Mas, como recomendam os analistas financeiros, em geral não devemos investir todas as fichas no mesmo produto (API ou tecnologia) e por isto temos que aprender as coisas novas sem esquecer (de acompanhar) as antigas. O Vinicius, o Spock e outras pessoas da comunidade tem investido parte do seu tempo nisto, como hobby e como especialização, e você, já sabe no que vai investir este ano ?

[]s
Yara
http://blog.globalcode.com.br
http://blog.globalcode.com.br/search/label/Yara
http://www.eletronlivre.com.br/search/label/Yara
http://twitter.com/yarasenger

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Robótica na Campus Party

Começou ontem a Campus Party, e os amigos Bruno Souza e Mauricio Leal estão participando ativamente da organização do evento, especialmente da área de Software Livre, que terá diversas palestras sobre Java, Robótica Livre e muito mais.

Vinicius Senger estará participando do evento com duas palestras:

Misturando Robotica e Desenvolvimento de Software, e tudo livre!
Terça-feira, 26 de janeiro das 20:00 as 21:00

Workshop Java
Quarta-feira, 27 de janeiro das 9:00 as 10:00

Além da participação nas palestras do evento ele também está planejando a montagem de um robô que deve nascer no meio da multidão de mais de 6000 pessoas que participam da Campus Party 2010. Para isto preparou uma chassi muito especial, e planeja recheá-lo durante o evento com trabalho colaborativo dos campuseiros e amigos do SouJava. O Robô vai utilizar a placa de desenvolvimento Program-ME, o Arduino da Globalcode. O Vinicius também vai "apresentar" alguns projetos de Robôs que usam SunSpot.













Eu estarei colaborando com a cobertura coletiva através do twitter do SouJava e da Globalcode, agregando as notícias mais interessantes para vocês, através dos diversos membros do SouJava que estão participando do Campus Party 2010 e atenta aos Twitteiros de plantão.

Acompanhe as palestras ao vivo na TV Campus Party : http://tv.campus-party.org/

[]s
Yara
http://twitter.com/yarasenger

domingo, 17 de janeiro de 2010

Seleção de links interessantes "twitados" recentemente

Alguns anos atrás a informação era muito mais escassa, e por isto muito mais valiosa.  Hoje vivemos a era do excesso da informação, onde é difícil separar o joio do trigo, com isto aparecem os "agregadores" de blogs, que "selecionam" as melhores notícias de outros portais, facilitando a vida do leitor.

É interessante como através dos limitados 140 caracteres do Twitter aliado a uma boa seleção de pessoas para seguir recebo informações interessantes, conseguindo um resultado similar aos agregadores, só que "descentralizado". Quero dizer, não preciso seguir todas as pessoas e iniciativas, ao invés disto, as pessoas que eu sigo "re-tweetam" o consideram como as notícias mais importantes que elas receberam.

Mas, nem tudo é perfeito, a busca de tweets antigos não é muito legal, no Tweetdeck estão disponíveis apenas os tweets mais recentes de cada pessoa, e na aplicação Web tem que navegar por muitas páginas para localizar.

Desta forma resolvi separar algumas implementações curiosas relacionadas a tecnologia, eletrônica e robótica:
 Agradeço as pessoas que me enviaram e produziram as informações interessantes!

PS: Se você está interessado em "Twittar" com Java veja o post da Ana Abrantes no blog colaborativo Globalcoders  Postar no Twitter com programa escrito em Java.

Yara Senger
http://twitter.com/yarasenger

Lista para seguir todos os instrutores da Globalcode de uma vez:
http://twitter.com/globalcode/globalcode-team

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Workshop interno de Soldagem de Arduino (Program-ME)

Foi realizado na última sexta-feira um Worskhop de Soldagem do Program-ME, o Arduino da Globalcode.

Uma turma surprendente e divertida, com pessoas de diversas funções na Globalcode: Auxiliares administrativos, designers, vendas, infra-estrutura e até a gestora do departamente operacional, responsável pelo processo de produção do Program-ME.

Workshop foi uma experiência muito inovadora para mim pois nunca tive contato com esta tecnologia.
Paulo Santos (responsável pela Matrícula Delivery)



De workshop program-me 2010
Foto (esquerda para direita) André, Thayrine, Paulo, Rafaela, Mathias, Vinicius e Renato

Durante o Workshop foram produzidos 2 program-MEs completos, e claro, tinha que virar uma pequena corrida...
Não, era apenas uma brincadeira durante estas horas de puro aprendizado e descontrção.


De workshop program-me 2010

Parabéns aos que acertaram de primeira, e também aos que erraram forçando o Vinicius a ensinar como corrigir!

Parabéns também ao Vincius Senger pela não retenção de conhecimento e pela iniciativa de treinar a equipe interna da Globalcode.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Fita de Leds RGB 12v com Program-ME

Estive hoje na Sta. Efigenia e acabei encontrando uma divertida fita com leds RGB SMD auto-colante que pode ser controlada pelo Program-ME.

Estou colocando o vídeo abaixo de como funciona a fita. Em breve vou disponibilizar o código-fonte, mas o principio é bastante simples, ligar 12v na fita, e cada cor em um transistor. Depois é só pirar no código... Com PWM fica mais legal ainda.