quinta-feira, 1 de julho de 2010

Uso de Arduino e Program-me na exposição de arte e tecnologia no Itaú Cultural

Recentemente conhecemos a artista Tania Fraga que já tem vários projetos de arte e tecnologia envolvendo robótica, eletrônica e programação. Por isto ela começou a fazer o curso de lógica de programação (primeiro módulo da Academia do Programador) e nós tivemos a grande oportunidade de conhecê-la e participar da exposição de arte e tecnologia no Itaú Cultural, ontem.
De Exposicao ItauCultural - Com Program-me
De Exposicao ItauCultural - Com Program-me

Tania Fraga é autora do projeto Caracolomobile que se movimenta de acordo com os dados coletados por um capacete sensorial controlando também a música e luzes do ambiente.

O Caracomobile, as luzes e a música são controlados por um programa em Java e foi necessário criar um bridge em Java para interagir com o driver do capacete em C. Incrível não?

De Exposicao ItauCultural - Com Program-me

O Vinicius Senger teve o prazer de participar um pouquinho do projeto e foi conhecer a obra, o hardware e o código antes da abertura da exposição, e num golpe de sorte e competência conseguiu identificar um bug e participar da história.

Você consegue achar as duas placas Program-me escondidas uma acima e outra abaixo do cabo preto uma virada para cima, e a outra de ponta cabeça ?
De Exposicao ItauCultural - Com Program-me
Os cabos amarelos e vermelhos que bombeiam o ar que fazem o caracol abrir e fechar e uma placa Program-me verde de ponta cabeça do lado direito.

De Exposicao ItauCultural - Com Program-me

Diversos projetos brasileiros e internacionais estavam sendo apresentados e vários deles utilizam Arduino, reforçando a tendência apresentada no Wall Street Journal e Valor Econômico sobre a importância do Arduino, só que focando no mundo dos artistas.
Algumas fotos dos projetos que utilizam Arduino:



O Projeto Amoreiras (na foto abaixo) está do lado de fora do Itaú Cultural na Av. Paulista. As Amoreiras (que já tem amoras) reagem à poluição sonora da Av. Paulista balançando as folhas das árvores para se livrarem da poluição.



De Exposicao ItauCultural - Com Program-me

Além da exposição houve um cocktail bem interessante cheio de artistas-geeks.

Este é sem dúvida nenhuma um dos casos de sucesso mais interessantes e concretos que utilizaram a placa de desenvolvimento Program-me um Arduino projetado e produzido pela Globalcode em parceria com a Br-o-bot.

Sensacional, obrigada Tania Fraga e toda a equipe pela grande oportunidade.

Yara Senger
http://twitter.com/yarasenger
http://twitter.com/eletronlivre
http://blog.globalcode.com.br/search/label/Yara

6 comentários:

  1. Nossa! Que bacana.
    Realmente não há limites para o program-me.
    Vocês tem algum vídeo da obra funcionando.
    Acho que seria legal ;)
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marco, você pode conhecer mais do trabalho da Tania Fraga nos sites:

    www.taniafraga.art.br
    www.taniafraga.art.br/blog


    ab's

    ResponderExcluir
  3. Vale a pena visitar a exposição!

    []s
    Yara

    ResponderExcluir
  4. Muito bom.
    Eh com enorme prazer que reconheço as aplicaçoes profissionais industriais, artisticas e hobbystas, utilizando linguagens de programaçao e hardwares embarcados...
    O brasil precisa de reconhecimentos e incentivos nessa area tecnologica. Nao sou politico nem nada, apenas estudante pesquisador, com uma certa dose de insignaçao as vezes com a nossa cultura desinteressada e esquecida pela tecnologia...

    ResponderExcluir
  5. Brava Cara Tania!
    que bom saver que Caracolomobile
    ja esta funcionando!!
    desde Buenos Aires
    mis parabens!
    Margarita Schultz

    ResponderExcluir
  6. Acho que vale comentar que eu vi uma matéria sobre a exposição no Jornal Hoje da Rede Globo ;)

    ResponderExcluir