quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Porque a Globalcode está entrando de cabeça no mundo da Robótica?

Porque a Globalcode está entrando de cabeça no mundo da Robótica?

Recebi esta pergunta pelo Twitter, e também de algumas pessoas próximas. Achei difícil e volátil responder pelo Twitter, por isto estou postando aqui no Eletron Livre, o blog sobre Eletrônica, Automação e Robótica da Globalcode.

Não há apenas uma resposta, ou um motivo, são diversos fatores que nos levam a investir pessoalmente e corporativamente nas áreas de Eletrônica, Automação e Robótica.

Os mais atentos devem ter notado que estamos investindo em áreas distintas:
  • divulgação (eventos, blog, videos)
  • treinamento (direta e indiretamente)
  • criação e produção da placa de desenvolvimento Program-ME, que é o Arduino da Globalcode.
Considerações, razões e a nossa visão sobre Eletrônica, Automação e Robótica: 
  1. Entrar no mundo da Robótica não quer dizer abandonar ou reduzir os investimentos em Java, pelo contrário a Globalcode tem investido e vai continuar a investir cada vez mais em Java e outras tecnologias. Eu, particularmente, estou bastante otimista, como publiquei no post Muitas vagas, otimismo e sensação de reaquecimento da economia no blog colaborativo Globalcoders.
  2. Sempre trabalhamos com paixão, e a Eletrônica e Robótica foram conquistando o Vinicius pouco a pouco e consequntemente contaminando e atraindo outras pessoas. Logo, foi natural seguirmos o ciclo Open4Education: Aprender, Praticar, Compartilhar.
  3. Automação residencial e Robótica não são mais apenas o tema futurístico dos "Jetsons", é realidade e com certeza é um mercado promissor.
  4. Analisando as comunidades de desenvolvimento internacionais na internet, e na MakerFair na Califórnia, percebemos uma forte tendência e motivação em relação ao Arduino, depois confirmada pela reportagem do Valor Economico / Wall Street Journal
  5. Encontramos excelentes "gurus", o que tem facilitado muito a nossa jornada até agora. Acho que está claro para a grande maioria da comunidade que o Vinicius Senger tem liderado este projeto na Globalcode com coragem, ousadia e MUITA motivação, mas, ele não está sozinho, conta com um excelente time: Paulo Santos, Benedicto Franco Junior, Alberto Lemos (dr. Spock), José Luis Sanches e agora, toda a comunidade do Program-ME.
  6. Robótica é um assunto popular entre os alunos de "algumas" engenharias, mas a cultura não é tão forte na comunidade de desenvolvedores e cursos de computação. Através do SunSpot e outras iniciativas do James Gosling a comunidade Java ficou um pouco mais antenada em Robótica e automação.
  7. A motivação do Vinicius foi crescendo no  contato com a comunidade Academica, nas intermináveis conversas sobre Física Quantica, Computação Quantica, Cristalografia, Física Básica, Raio-X com os físicos ao nosso redor: meu pai, avós, minha mãe e outros físicos amigos.
  8. O universo de possibilidades de projetos ao redor do Arduino são infinitas: para aqueles que gostam de desafio e inovação é um prato cheio;
Como já comentei em outros posts nós somos investidores e nossa moeda é o nosso tempo. Investimos nossas horas: finais de semana ou noites em aprender novas tecnologias e APIs, escrever artigos, participar de fóruns e grupos de usuários.

Mas, como recomendam os analistas financeiros, em geral não devemos investir todas as fichas no mesmo produto (API ou tecnologia) e por isto temos que aprender as coisas novas sem esquecer (de acompanhar) as antigas. O Vinicius, o Spock e outras pessoas da comunidade tem investido parte do seu tempo nisto, como hobby e como especialização, e você, já sabe no que vai investir este ano ?

[]s
Yara
http://blog.globalcode.com.br
http://blog.globalcode.com.br/search/label/Yara
http://www.eletronlivre.com.br/search/label/Yara
http://twitter.com/yarasenger

3 comentários:

  1. Fiz uma visita ao MIT no ano passado e produzi um video. Tem muita robótica nele. Dá uma espiadinha lá: http://www.hildeberto.com/2009/11/icmi09-video.html

    Aqui no laboratório o pessoal trabalha com o Nao: http://www.hildeberto.com/2008/10/visit-to-aldebaran-robotics.html

    Em todos os casos, a idéia é estudar o comportamento dos robores com os humanos. Eu não trabalho diretamente com robores, mas já vi muitas coisas. Se quizerem trocar idéias...

    ResponderExcluir
  2. realmente automação residêncial é uma tentação, mas dificil entrar no mercado pq há muita gente..

    ResponderExcluir
  3. Com criatividade é possivel aplicar o Arduíno para a solução de muitos problemas do dia-a-dia.

    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=projeto-luva-sonar-cegos-arduino&id=010180110915

    ResponderExcluir